segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bonita demais

Posso apertar?

- Espera! Espera! Calma! É que... Minhas gordurinhas estão todas aí...

- Deixa de ser boba! Eu adoro uma gordinha!
       
  
      Com essa resposta, ele apertou com vontade as minhas coxas. 


        Meu Deus! Eles existem mesmo! Homens que têm preferência por gordinhas vivem nesse mundo, nesse país, na minha cidade, no meu meio! Como eu nunca os encontrei antes?
“Por que ela está tão espantada?” você deve estar se perguntando. Adianto-me a explicar: Primeiro porque o cara é um gato! Para falar a verdade, foi o cara mais “sarado” que já dei uns amassos na vida. E outra, eu sempre acreditei que os homens que se aproximavam de mim se interessavam pelo “meu jeito”, pelo meu papo, e não por me acharem atraente fisicamente.
Eu cresci acreditando que era impossível ser desejável sendo gorda! Eu usava roupas largas para esconder o meu corpo e, em pleno verão carioca, eu vestia “burcas”. Camiseta regata sem manga, vestidos de alcinhas ou saias não entravam no meu guarda-roupa. Nossa! Quanta tristeza eu carreguei por me sentir ridícula! E acho que esta é a questão: eu me sentia feia, e por isso, me transformei na menina e depois, mulher invisível.
Certa vez uma amiga que ouvia minhas insatisfações quanto ao meu corpo, disse: “Bia, tem gosto pra tudo”. Confesso que não gostei, mas ainda assim, passei a alimentar a crença que cresceu e se enraizou profundamente de que, para ficar atraído por mim, o cara tinha que pertencer a uma espécie rara ou já extinta.

George, o solitário: tartaruga gigante, o último exemplar de sua subespécie, morreu recentemente nas Ilhas Galápagos.

Nunca tive vocação para bióloga, tampouco para paleontóloga a ponto de me jogar numa expedição em busca de espécies raras como o George. Além disso, entendi que aquele “gosto para tudo” era, na verdade, “gostar de qualquer coisa”, o que me levou a acreditar que eu era um “nada” e, portanto, não podia me dar ao luxo de escolher. 
        O resultado disso você deve saber: passei a ser muito pouco criteriosa quanto aos meus envolvimentos amorosos e a nutrir uma carência extrema.
No entanto, a despeito da minha péssima autoestima – constantemente reforçada pelos padrões de beleza estabelecidos – o que tenho constatado na prática – e com certa frequência, diga-se de passagem – é que tenho chamado a atenção de diferentes tipos de homem. 
        Os raros não são tão raros assim? Eles mudaram? Negativa para ambas. O que aconteceu então? Simples: Eu mudei o conceito sobre minha autoimagem e isso transbordou, veio para fora.
Hoje, depois das leituras que fiz, das coisas que ouvi e vivi, e claro, com a ajuda de uma terapeuta, me livrei da capa da invisibilidade e comecei a me sentir atraente e interessante. 
          Antigas crenças foram substituídas por uma certeza: a beleza, como tantas coisas na vida, é relativa. Ela é um estado de espírito. Passei a entender também que o olhar do outro depende muito da visão que você  tem sobre si mesma. E amigos, tenho que confessar, eu estou me sentindo linda!
Não estou metida a gostosa. Quem me dera! O que estou querendo dizer com uma boa dose de presunção é que, independente do meu “tamanho”, eu percebi que posso sim, ser desejada. E isso é uma enorme novidade para mim! Não que eu queira me transformar num pedaço de carne suculento para os homens, mas, convenhamos, é muito bom ser notada.
Continuo insatisfeita com meu corpo. Tanto que, em breve, me submeterei à cirurgia bariátrica. Contudo, não farei isso para atrair homens, mas porque quero ter uma vida longa e saudável. Afinal, a obesidade é uma doença que pode ser fatal.
Se tudo correr bem, daqui a um ano estarei magra. Entretanto, tenho certeza que minhas insatisfações com meu corpo ainda existirão, somadas a tantas outras que virão. Mas desejo, com todas as minhas forças, que as mesmas não me impeçam de me sentir bem comigo mesma. Nunca mais deixarei que pessoas, pele, pneus, dobrinhas, celulite ou uma unha encravada que seja, abale minha autoconfiança.  
Geraldo Azevedo, você me convenceu: sou bonita demais!


Na força dessa beleza é que eu sinto firmeza e paz
Por isso nunca desapareça
Nunca me esqueça, eu não te esqueço jamais
Eu digo e ela não acredita, ela é bonita demais
Eu digo e ela não acredita, ela é bonita, bonita
Digo e ela não acredita, ela é bonita demais
Eu digo e ela não acredita, ela é bonita, é bonita

Niterói, 02 de julho de 2012.

Para ler mais sobre o Triunfo dos Gordinhos, acesse:
http://revistaepoca.globo.com/vida/noticia/2012/06/o-triunfo-dos-gordinhos.html


17 comentários:

  1. Auto confiança é o melhor acessório de uma mulher e vc realmente transborda isso! Beijos e continue linda!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,mais uma vez arrasou!! A cada dia que passa fico mais fã das suas crônicas!! Tenho muito orgulho de ser sua amiga e tenha a certeza que vc é uma mulher belíssima em todos os sentidos!! Agradeço por vc fazer parte de minha família!! Brigaduuuuu por vc existir!! Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Adorei amiga!!!!E sim, você tem razão! você é linda!!!Por dentro e por fora!!!

    ResponderExcluir
  4. Bia, não posso dizer que tenha ficado gorda, mas após a gravidez, as mudanças no corpo tb jogaram a auto-estima lá embaixo. Unindo-se a isso a absoluta falta de tempo para malhar e pronto: nem o marido dedicado e apaixonado conseguia provar o contrário do que o espelho contava... Hj, consciente de que o passado passou e que meu corpo é resultado de tudo o que eu faço, acordo dia sim, dia não às 5 da manhã para correr... Um começo lento que pretendo intensificar gradualmente até os 10km diários. Dia 22 será a minha primeira corrida oficial e estou super animada! E, confesso, fico animada por te ver animada também... só sinto muito (e de verdade!!) por não poder participar de tudo isso mais de perto!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente escrever , ou melhor , falar de sentimentos com essa clareza e profundidade é um dom. Nos faz refletir e compreender alguns aspectos da nossa existência que passam despercebidos. Como passei um tempo tbm me sentindo invisível e pior adorando estar assim, pois desta forma me sentia "protegida"do mundo, me identifiquei muito com esse texto. Parabéns pelo dom e coragem de revelar seu dilemas e descobertas que com certeza ajudarão muitas pessoas a viverem melhor se libertando da obrigação de atender sempre as expectativas do outro e buscando aquilo que as faz feliz.

    ResponderExcluir
  6. Se joga, Bia! Vc é linda em todos os sentidos da palavra. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bia, não sei como me identificar para comentar, mas sou eu leila, e achei essa cronica show!!! Parabens viu. Voce deveria posta-la também em um site que não sei qual mas que é de pessoas que tem problemas de obesidade. acho que sua cronica ajudaria muito, alem de ser muito bem escrita e divertida.

    ResponderExcluir
  8. Bia, me dá uma autógrafo?
    A Bahia teve a Zélia Gatai e Nikiti tem a Bia GATOOOOOOONA!
    SENSACIONAL!
    Beijos,
    Lilian

    ResponderExcluir
  9. Bia, você foi uma arqueira de elite. Sua crônica serve pra todo mundo. Eu sempre coube em todas as roupas que quis usar, mas me identifiquei! Já travei minha vida por outros grilos e idiotices...
    É isso mesmo, quando a gente se ama, o universo retribui.
    Amei!
    Lilian (de novo)

    ResponderExcluir
  10. Isso ai é a mais pura verdade. Vale ressaltar que tal preconceito não atinge só as "cheiinhas". Homens gordos também sofrem. Digo isso por experiencia propria.

    Quando o cara é magro, nao digo nem sarado, as coisas são "fáceis". Vai ficar gordo pra ver como sofre. Infelizmente a população mundial atual criou o habito de enxergar apenas a parte de fora, de qualquer ser humano, e não a parte de dentro.

    Gostei do blog & texto. Parabens.

    ResponderExcluir
  11. Não sei bem o que escrever...até porquê tenho o mesmo problema que você, só que sou magricela. Autoestima baixa é um pé no saco, que não levanta! Que bom que você conseguiu dar um chute nela e ficar por cima, espero chegar aí também!

    ResponderExcluir
  12. Adorei Bia! Para mim foi a melhor de todas, principalmente pelo seu crescimento!
    Parabéns e beijos!Carla

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que post legal! Achei seu blog no facebook. Sou gorducha também e me vi durante muitos trechos da minha vida aí. Agora estou passando por um processo de reeducação alimentar por questões de saúde, mas quer saber? Adooooooro minhas gordurinhas! Se elas não estivessem atrapalhando minha saúde, continuaria com elas aonde elas estão. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina! Se puder e quiser, dê uma espiada nas anteriores.

      Excluir
  14. Olha, adorei a matéria. E realmente é verdade, quando paramos de nos olhar como feias, todo mundo passa a nos ver de uma forma diferente. A frase é velha, mas é verdadeira: Se você não se amar, quem vai? Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Adorei suas cronicas.
    Entendo perfeitamente lendo me vi em um momento de minha vida, onde achei que nunca seria desejada, e ouvi exatamente o que você escreveu.
    Perfeito, Parabéns pela sensibilidade.

    ResponderExcluir

O que você achou?